sábado, 30 de julho de 2011

Provocações sobre o tempo...

"Tempo, tempo, tempo, compositor de Destinos..."

O tempo do Espírito é diferente do nosso. É um tempo sem conta, sem datas, mas com ações e profundos aprendizados. Nosso tempo, da Terra, contado, sem reflexões produz uma certa dificuldade em aprender a aprender, tanto sobre si, quanto sobre o outro. Nossa organização do tempo - a cronologia terrena - por incrível que pareça,acaba por nos desorganizar energéticamente. Isso porque não aprendemos a usar nossos sentidos para atender nossas necessidades mais íntimas. Ficamos vivendo um tempo para o externo e só para o externo; para a superfície da matéria; para a objetivação e eficiência absoluta de tudo. O que gera uma competição insana e uma angústia óbvia.
Uma das características da pessoa que está aprendendo a se espiritualizar é a noção de tempo mudando. Passamos a nos organizar de modo atípico e,em muitas situações nos sentimos, realmente, fora do tempo cronológico. Passamos a dar prioridade a coisas diferentes, pois descobrimos quem somos e, na pior das hipóteses quem gostaríamos de ser (rs).
Ao aprender a controlar a respiração na meditação, por exemplo, controlamos o pensamento e, com o pensamento, organizamos melhor nossos tempos (espiritual e cronológico).
Nesse sentido, podemos considerar que a expansão da consciência decorrente da prática da oração, dos trabalhos espirituais sérios, propiciam também uma reconexão com esses tempos, de modo a que nossa vida passa a ser regida por um tempo diferente, um tempo que oscila entre o cronológico e o espiritual (integrando-os). Como resultado somos capazes de nos organizar de modo diferente, pois nossa definição do que é prioridade fica bem mais claro. Acabamos sendo mais produtivos, mas não mais competitivos...
Na minha opinião esse é o tempo regido por Oyá, a mãe do Tempo. E dai, a canção faz mais sentido ainda...e concordo quando ela diz que o tempo é "compositor de destinos". Em sua senda vamos construindo quem somos e quem queremos ser. E ai, passamos a entender que tanto o que somos e o que queremos ser também passam por um exercício de Fé. A Fé me move, me motiva, me ampara, me ajuda a vislumbrar um futuro ao longo do Tempo.
Talvez por isso Fé e Tempo sejam complementos, né?
mas dai, são outras provocações...
Salve Oxalá, minha Fé!
Salve Oyá, meu Tempo!
Axé!
Nelly

quarta-feira, 27 de julho de 2011

sensibilidade...

"Onde a mente é destemida e a cabeça se mantém erguida;
onde o conhecimento é livre;
onde o mundo não foi dividido em fragmentos por estreitas paredes domésticas;
onde as palavras brotam das profundezas da verdade;
onde o esforço infatigável estende seus braços para a perfeição;
onde o límpido regato não se embrenhou, perdido, nas sombrias areias desérticas do hábito estagnado;
onde a mente guiada por Ti, avança rumo ao pensamento e à ação sempre mais amplos;
Neste céu de liberdade, meu Pai, permite que minha pátria desperte!"
Rabindranath Tagore

a vida e a morte de cada dia

Aquieta teu coração, medita na paz de Zambi, caminha nas trilhas de Ogum..caminha livre vivendo o bem e o mal de cada dia. E que isso baste para o teu aprendizado: um dia de cada vez, aprende com ele. Não acumule teus dias em preocupações malsãs...apenas perceba o suceder e a dádiva de poder recomeçar e renascer a cada novo raiar do sol.Assim, encerra tua jornada diária, com bençãos nos lábios e no coração. Como numa canção, eleva teu pensamento e agradece pela noite e fim dessa pequena existência vivida.
Boas reflexões e muito axé a todos!
Nelly

"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver." (Dalai Lama)

Na Meditação

"E foram sós num barco para um lugar deserto." - (MARCOS, capítulo 6, versículo 32.)

Tuas mãos permanecem extenuadas por fazer e desfazer.

Teus olhos, naturalmente, estão cheios da angústia recolhida nas perturbações ambientes.

Doem-te os pés nas recapitulações dolorosas.

Teus sentimentos vão e vêm, através de impulsos tumultuáríos, influenciados por mil pessoas diversas.

Tens o coração atormentado.

É natural. Nossa mente sofre sede de paz, como a terra seca tem necessidade de água fria.

Vem a um lugar à parte, no país de ti mesmo, a fim de repousar um pouco. Esquece as fronteiras sociais, os controles domésticos, as incompreensões dos parentes, os assuntos difíceis, os problemas inquietantes, as idéias inferiores.

Retira-te dos lugares comuns a que ainda te prendes.

Concentra-te, por alguns minutos, em companhia do Cristo, no barco de teus pensamentos mais puros, sobre o mar das preocupações cotidianas...

Ele te lavará a mente eivada de aflições.

Balsamizará tuas úlceras.

Dar-te-á salutares alvitres.

Basta que te cales e sua voz falará no sublime silêncio.

Oferece-lhe um coração valoroso na fé e na realização, e seus braços divinos farão o resto.

Regressarás, então, aos círculos de luta, revigorado, forte e feliz.

Teu coração com Ele, a fim de agires, com êxito, no vale do serviço.

Ele contigo, para escalares, sem cansaço, a montanha da luz.

Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Caminho, Verdade e Vida. Ditado pelo Espírito Emmanuel. 28 edição. Capítulo 168. Brasília: FEB. 2009.