sábado, 25 de junho de 2011

Divina corrente de Umbanda


Dia desses estava pensando sobre a sublime missão da Umbanda. Uma religião que permite o culto a natureza, que aceita pessoas de todas as religiões, de todas as cores, bandeiras, passados, crenças, sem exigir nada; que se baseia no intercâmbio mediúnico como forma de aprimoramento livre; que se manifesta de forma simples e alegre, na prece entoada em cânticos, no colorido das pembas, no sacudir das ervas...e, assim, lembrei que a idéia de "corrente" é algo que sempre me chamou a atenção. Hoje entendo um pouco melhor esse conceito.
Mais do que um chavão ou uma metáfora, a concepção de corrente mediúnica tem um fundamento de fraternidade, de universalidade, de união, de apoio e de condensação energética. Nunca vou esquecer a imagem: todos de branco, de mãos dadas, fazendo uma oração em prol de pessoas que nem conheciam...isso é uma corrente mediúnica. A ação de dar as mãos, de estar apoiado por seus irmãos e de apoiá-los, de vibrar em um só coração, um só pensamento em prol daqueles que em muitas situações nos são invisíveis, colocar-se como parte de um todo... diluir-se em meio ao todo. Quando entramos em uma corrente mediúnica, estamos nos colocando a serviço da Luz e, numa postura humilde, estamos dizendo ao Universo: "sou uma peça a mais na grandiosidade da Vida, sou só mais um elo".
Elos fortes são forjados dia a dia, são construídos na experiência de sua própria espiritualidade, na humildade adquirida na dor e na desilusão, na fraternidade construída no desapego e na solidão, na alegria de ser útil, na esperança que a minha fé proporciona...é na aprendizagem profunda sobre as dores e alegrias da Vida que me forjo, me fortaleço para a Caminhada mediúnica. E me fortaleço cotidianamente no respeito e no zelo ao meu próximo e à mim mesmo.
Serei um elo forte da divina corrente de Umbanda quando peceber que não faço parte dessa corrente apenas nos dias de gira, nas saudações, nos trabalhos externos (nos campos naturais) ou quando preciso de ajuda. Serei um bom elo, quando entender que sou co-responsável pelo ideário que a sociedade tem do que é mediunidade e do que é Umbanda. Serei um elo luminoso quanto mais assumir as responsabilidades perante a minha própria espiritualidade; quanto mais aprender a respeitar minha Casa Espiritual, meus irmãos de religião; quanto menos fizer qualquer tipo de distinção em auxiliar; quanto mais eu aprender sobre amar, proteger e respeitar a egrégora que me acolhe e me acompanha...
Seremos melhores elos quanto mais entendermos que somos apenas intrumentos a serviço do Povo de Aruanda.
Salve a Divina Corrente de Umbanda!
Saravá o Povo de Aruanda!
Um fim de semana com muito axé para todos!
Nelly

Você chegou ao seu Templo.
Ore, peça Iluminação.

Cumprimente seus Colegas.
Isso se chama Amizade.

Deseje a cada um, o melhor.
Isso se chama Sinceridade.

Faça seu programa do dia.
Isso se chama Reflexão.

Agora, com tudo planejado, comece a trabalhar.
Isso se chama Ação.

Acredite que tudo dará certo.
Isso se chama Fé.

Faça tudo com alegria.
Isso se chama Entusiasmo.

Dê o melhor de si.
Isso se chama Perfeição.

Ajude aqueles que tem mais dificuldades que você.
Isso se chama Doação.

Compreenda que nem todos estão na mesma sintonia.
Isso se chama Tolerância.

Receba as bençãos com gratidão.
Isso se chama Humildade.

Deus e os Divinos Orixás estão com você.
Isso se chama Amor.

(Paco do Templo de Doutrina Umbandista “Pai Oxalá e Pai Ogum – Janeiro de 2003)

A Vida não cessa (André Luiz)

"A vida não cessa. A vida é fonte eterna e a morte é jogo escuro das ilusões.
O grande rio tem seu trajeto, antes do mar imenso. Copiando-lhe a expressão, a alma percorre igualmente caminhos variados e etapas diversas, também recebe afluentes de conhecimentos, aqui e ali, avoluma-se em expressão e purifica-se em qualidade, antes de encontrar o Oceano Eterno da Sabedoria.
Cerrar os olhos carnais constitui operação demasiadamente simples.
Permutar a roupagem física não decide o problema fundamental da iluminação, como a troca de vestidos nada tem que ver com as soluções profundas do destino e do ser.
Oh! caminhos das almas, misteriosos caminhos do coração! É mister percorrer-vos, antes de tentar a suprema equação da Vida Eterna! É indispensável viver o vosso drama, conhecer-vos detalhe a detalhe, no longo processo do aperfeiçoamento espiritual!... Seria extremamente infantil a crença de que o simples "baixar do pano" resolvesse transcendentes questões do Infinito.

Uma existência é um ato.
Um corpo - uma veste.
Um século - um dia.
Um serviço - uma experiência.
Um triunfo - uma aquisição.
Uma morte - um sopro renovador.
Quantas existências, quantos corpos, quantos séculos, quantos serviços, quantos triunfos, quantas mortes necessitamos ainda?
E o letrado em filosofia religiosa fala de deliberações finais e posições definitivas!
Ai! por toda parte, os cultos em doutrina e os analfabetos do espírito!
É preciso muito esforço do homem para ingressar na academia do Evangelho do Cristo, ingresso que se verifica, quase sempre, de estranha maneira - ele só, na companhia do Mestre, efetuando o curso difícil, recebendo lições sem cátedras visíveis e ouvindo vastas dissertações sem palavras articuladas. Muito longa, portanto, nossa jornada laboriosa. Nosso esforço pobre quer traduzir apenas uma idéia dessa verdade fundamental.
Grato, pois, meus amigos!
Manifestamo-nos, junto a vós outros, no anonimato que obedece à caridade fraternal. A existência humana apresenta grande maioria de vasos frágeis, que não podem conter ainda toda a verdade. Aliás, não nos interessaria, agora, senão a experiência profunda, com os seus valores coletivos. Não atormentaremos alguém com a idéia da eternidade. Que os vasos se fortaleçam, em primeiro lugar. Forneceremos, somente, algumas ligeiras notícias ao espírito sequioso dos nossos irmãos na senda de realização espiritual, e que compreendem conosco que "o espírito sopra onde quer".
E, agora, amigos, que meus agradecimentos se calem no papel, recolhendo-se ao grande silêncio da simpatia e da gratidão. Atração e reconhecimento, amor e júbilo moram na alma. Crede que guardarei semelhantes valores comigo, a vosso respeito, no santuário do coração.


Que o Senhor nos abençoe.


ANDRÉ LUIZ "

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Reflexões para Corpus Christi

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas
a AMAR.


Nelson Mandela

Escuta, meu Irmão (by André Luiz)

Não é a tua palavra primorosa a força que te exaltará a inteligência e, sim, o objetivo para o qual se dirige.
Não é a dádiva que te confere o título de benfeitor, mas o modo pelo qual te manifestas, através dela.
Não é a fortuna material que te faz realmente rico e, sim, a aplicação dignificante das utilidades que reténs a beneficio de todos.
Não é a fama terrestre a claridade que te coroa o nome e sim a benção do Céu sobre a reta conduta que abraçaste em favor do bem coletivo.
Não é a lição verbal o poder com que educarás o companheiro de luta, nas tarefas de cada dia, mas o teu exemplo reiterado na edificação comum por intermédio da própria melhoria.
Não é a tua crença sectária, embora fervorosa, que te guiará à sublimação na vida espiritual, depois da morte do corpo e, sim, os teus atos de bondade santificante, que serão testemunhas permanentes de tua alma, onde estiveres.
Não é a fé sem obras que te iluminará a senda de progresso, mas as obras dignificadoras que conseguires concretizar, em ti mesmo e fora de ti, inspirado por tua fé.
Não é a cultura intelectual inoperante que te fará respeitável, e sim o espírito de serviço com que te devotares, em qualquer condição, à felicidade dos semelhantes.
Não é o êxito suscetível de sorrir-te na Terra, por alguns dias breves, a fonte de alegria real que procuras com os melhores anseios de coração, mas a paz de consciência, no dever bem cumprido, nas obrigações de cada dia.
Busquemos ser, antes de aparentar e fazer, antes de instruir.
A verdade espera nossa alma, em cada ângulo de caminho, dentro de nossa jornada para frente.
Assim, pois, construamos o nosso engrandecimento interior, porque, hoje ou amanhã, o Sol Divino projetará sobre nós a sua bendita claridade, revelando-nos, à luz meridiana, tais quais somos.

André Luiz
Mensagem "Escuta, meu irmão"
(Do Livro "Através do Tempo", de Francisco Cândido Xavier)
Reunião Pública em 31-3-1950, Centro Espírita Luiz Gonzaga, Pedro Leopoldo, MG

Kaô! Saravá nosso Pai Xangô!



Xangô, senhor da justiça, da estabilidade, das forças do equilíbrio. Energia que rege nossa estrutura física e etérica. É a sabedoria do conselheiro, do ancião que, pelas inúmeras guerras, aprendeu a ser justo e pacífico.
Também simbolizado pelo fogo, elemento natural que a tudo transmuta. Nada passa incólume à justiça de Xangô.
Para sermos justos e equilibrados como Xangô, é preciso entender e aceitar o movimento da Vida, aceitando que tudo se transforma o tempo todo; é preciso compreender que tudo tem seu motivo, sua razão de ser e estar; a justiça também é a lição do desapego...
Ser Xangô é mediar situações, buscando o entendimento de cada qual; é a busca pela compreensão, é ser correto e honrado com sabedoria, sem arroubos apaixonados... é saber observar, refletir, aprender e calar.
Saravá nosso Pai Xangô!!!
Axé!
Nelly

Oração à Xangô
Meu Pai Xangô, o Senhor que é rei da justiça, olhai a todos que imploram a vossa proteção e a vossa benção.
Kaô, cabecile - obá!!!


Que do alto de sua pedreira nos mandeis a faísca de um raio luminoso, a fim de podermos tratar com serenidade e com a mais pura justiça os nossos semelhantes.

Faça valer sempre a vontade Divina, purifique minha alma nas águas de sua cachoeira.

Se errei, conceda-me a luz do perdão.

Faça de seu peito largo e forte meu escudo para que os olhos de meus inimigos não me encontrem. Permita Pai, que eles não atinjam meu corpo nem minha alma.

Empresta-me sua força de guerreiro para combater a injustiça e a cobiça.

Que eu não faça e nem sofra injustiças.

Clamo Pai, para que a justiça divina seja feita para todo o sempre.

Proteja-me, senhor do fogo e da vida, para que não me falte a coragem, a alegria de viver, a fé e a caridade.

Ó Senhor do Machado Sagrado! Peço que o meu coração seja puro e que tenha a força das rochas que sempre estão sobre o seu domínio.

Abençoe-me, grande Orixá, ensina-me a ser bom e justo, instrui-me a amar meus semelhantes tanto quanto os Divinos Orixás me amam.

Conceda-me a graça de receber sua luz e sua proteção.

Minha devoção te ofereço!

Kaô Xangô, Kaô!
(oração retirada de www.minhaumbanda.com.br)

Pedidos à Santa Sara, Padroeira do Povo Cigano

Conversa com Santa Sara (Oração)

Em nome de Del Karrano, força e magia que a tudo anima e orienta,
Evoco a Luz de Santa Sara, em benefício da liberdade de minha alma e espírito.
Peço que os Ventos soprem e limpem minha alma e minha mente de pensamentos e vibrações inferiores não mais condizentes com minha evolução.
Que as Águas corram e diluam energias responsáveis por sentimentos não mais
condizentes com minha ação na carne e no espírito imortal.
Que o Fogo transforme e purifique energias que estão estagnadas, libertando-me das amarras que eu mesmo aquilatei durante minhas sucessivas vivências.
Que eu aprenda com a Terra a ser fértil, próspero e útil no equilíbrio e no movimento da Vida Eterna.
Que eu manifeste na carne a sabedoria do Espírito, sendo flexível, justo e bondoso no julgamento de qualquer situação.
Que a minha fé e a minha coragem sejam fortalecidas pela aceitação e entendimento da responsabilidade por minhas experiências.
Que as chagas que carrego em Espírito sejam curadas pelo despertar da força divina do Amor e da Humildade que carrego dentro de mim.
Que eu reconheça a tua Luz amorosa em mim e em meus irmãos, para que assim, com os olhos do Espírito, em não veja nada além da Verdade, do Amor e do Equilíbrio
manifestado pela Lei Divina na Terra.
E assim Santa Sara que eu manifeste o que há de melhor em mim, para que possa reconhecer sempre e somente o que há de melhor em tudo e em todos, libertando e sendo liberto por tua imensa Luz de Paz e Amor.
Em nome de todos os Mentores Ciganos e de tua Luz, Sara, peço que meus pedidos sejam atendidos no tempo e na medida em que eu me fizer merecedor.
Eu te saúdo e te agradeço!
Salve Santa Sara!
Salve todos os Mentores do Povo Cigano!
Passado por Cigana Zoraide, Mentora Cigana da Sabedoria
(Tenda Espiritualista Caboclo das 7 Encruzilhadas, 23 de maio de 2011).