sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O milagre da fé

Já diria Vinicius: "Pois para isso fomos feitos: para a esperança no milagre".

Não há como viver sem esperança, sem a espera, sem a noção de que há alguém ou algo acima de nossas - às vezes - tão minguadas forças. É inerente ao ser encarnado a relação com o sagrado e com o mítico. Creio que isso seja parte de nossa energia ancestral, oriunda de tantas idas e vindas pelo Universo afora - memórias inconscientes da divindade que carregamos em nossa essência.

Na Umbanda podemos chamar essa esperança de fé, essa última, que é a virtude maior de nosso Pai Oxalá e que sustenta e dá força para todos os demais Tronos de Deus. A fé manifestada pelo pano branco das vestes de nosso Mestre, pela paz que sua vibração nos traz...Oxalá nos ensina que é preciso fé em todos os campos da Vida e da Morte. Fora da manifestação religiosa também ensinada por Oxalá, há que ter um principio maior em tudo o que se faz e sente: fé. Essa crença irracional condenada por tantos, mas que sempre fala mais alto nos desatinos da Vida.

Todos os nossos amados Orixás manifestam parte dessa Fé de Oxalá. Você ama com a pureza de Oxum se existe fé no ser amado. Você busca ser justo se tem fé em seus princípios. O conhecimento de Oxóssi só se consolida se você tem fé no que observa e no que vive. Você só evolui com a serenidade de Nanã se já provou da fé de que tudo é transitório. Você gera a Vida de Iemanjá se tiver fé de que é possível recomeçar a todo instante. Você só aceita as duras provas de Ogum e Iansã se tiver fé de que existe uma Lei Maior que a tudo direciona e ordena.
Fé, acreditar, manifestar, ser...o tão esperado milagre da Vida Maior.

A amplidão da Fé de Oxalá, nos ensina que nós somos o milagre.
Uma amada mentora me disse uma vez que eles não perdem a Fé em nós. Por isso nos orientam, intercedem e vibram tanto por nossas vitórias e, de forma tão paciente e amorosa.
Nós somos o milagre divino da fé manifestados na Terra. Nossa vida é a esperança de que é possível transformar, evoluir, gerar, amar, equilibrar, construir, conhecer...ser...porque para isso é que fomos feitos!

Cada vez que conseguimos melhorar algo em nós, ampliamos mais a noção íntima de fé naquilo que é possível e verdadeiro, ampliamos nosso sentimento de que Deus vive em todos nós. Por isso é que jamais devemos perder a chance de ajudar quem quer que seja...inclusive a nós mesmos. Pois essa ação de caridade também é uma ação de fé.

"Aquilo que os 'fios' chamam de milagre, a preta véia chama de 'ôceis' mesmo..." e, eu na minha tentativa de entender o que é a fé, chamaria de VIDA!

Salve a Fé de Oxalá!
Salve Deus em todos nós!
Saravá!
Nelly

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Oração do Amanhecer - São Fracisco

Senhor! No silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força.

Quero olhar hoje do mundo com os olhos cheios de amor; ser paciente, compreensivo, manso e prudente.

Quero ver os meus irmãos além das aparencias, que vê-los como tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um.

Cerra meus ouvidos a toda calúnia. Guarda minha língua de toda maldade.

Que só de bênçãos se encha o meu espírito.

Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se achegarem a mim sintam tua presença.

Reveste-me de tua beleza, Senhor, e que no decurso deste dia eu te revele a todos.

Que assim seja!

Voltando...

Caros amigos,

Finalmente, após um jejum nas postagens, estou voltando! rs. A vida do lado de cá anda num galope só, mas estou tentando aliviar o passo e admirar a paisagem.

Andei tendo algumas surpresas sobre a divulgação desse espaço, algumas pessoas elogiaram as mensagens e, eu que nunca tinha pensando no alcance do blog, me espantei e, confesso que fiquei feliz e um pouco acanhada. Isso porque percebi a importância das palavras lançadas...como diria Carlos Drummond de Andrade:


"Certa palavra dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.

Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procuro sempre.

Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra."

*** se o poeta diz que a sua procura será sua palavra mágica, eu, digo: que a minha vida seja minha palavra mágica. Gostaria de fazer minha vida ser a ação do que minhas palavras emanam...e assim, construir meu íntimo com a paz e a sabedoria que aprendo nas palavras de nossos amados Mentores e, assim -a cada novo dia - encurtar a distância entre a idéia que a palavra traz e sua ação na vida, na minha vida infinita.

Com carinho e muito axé!
Nelly