sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O milagre da fé

Já diria Vinicius: "Pois para isso fomos feitos: para a esperança no milagre".

Não há como viver sem esperança, sem a espera, sem a noção de que há alguém ou algo acima de nossas - às vezes - tão minguadas forças. É inerente ao ser encarnado a relação com o sagrado e com o mítico. Creio que isso seja parte de nossa energia ancestral, oriunda de tantas idas e vindas pelo Universo afora - memórias inconscientes da divindade que carregamos em nossa essência.

Na Umbanda podemos chamar essa esperança de fé, essa última, que é a virtude maior de nosso Pai Oxalá e que sustenta e dá força para todos os demais Tronos de Deus. A fé manifestada pelo pano branco das vestes de nosso Mestre, pela paz que sua vibração nos traz...Oxalá nos ensina que é preciso fé em todos os campos da Vida e da Morte. Fora da manifestação religiosa também ensinada por Oxalá, há que ter um principio maior em tudo o que se faz e sente: fé. Essa crença irracional condenada por tantos, mas que sempre fala mais alto nos desatinos da Vida.

Todos os nossos amados Orixás manifestam parte dessa Fé de Oxalá. Você ama com a pureza de Oxum se existe fé no ser amado. Você busca ser justo se tem fé em seus princípios. O conhecimento de Oxóssi só se consolida se você tem fé no que observa e no que vive. Você só evolui com a serenidade de Nanã se já provou da fé de que tudo é transitório. Você gera a Vida de Iemanjá se tiver fé de que é possível recomeçar a todo instante. Você só aceita as duras provas de Ogum e Iansã se tiver fé de que existe uma Lei Maior que a tudo direciona e ordena.
Fé, acreditar, manifestar, ser...o tão esperado milagre da Vida Maior.

A amplidão da Fé de Oxalá, nos ensina que nós somos o milagre.
Uma amada mentora me disse uma vez que eles não perdem a Fé em nós. Por isso nos orientam, intercedem e vibram tanto por nossas vitórias e, de forma tão paciente e amorosa.
Nós somos o milagre divino da fé manifestados na Terra. Nossa vida é a esperança de que é possível transformar, evoluir, gerar, amar, equilibrar, construir, conhecer...ser...porque para isso é que fomos feitos!

Cada vez que conseguimos melhorar algo em nós, ampliamos mais a noção íntima de fé naquilo que é possível e verdadeiro, ampliamos nosso sentimento de que Deus vive em todos nós. Por isso é que jamais devemos perder a chance de ajudar quem quer que seja...inclusive a nós mesmos. Pois essa ação de caridade também é uma ação de fé.

"Aquilo que os 'fios' chamam de milagre, a preta véia chama de 'ôceis' mesmo..." e, eu na minha tentativa de entender o que é a fé, chamaria de VIDA!

Salve a Fé de Oxalá!
Salve Deus em todos nós!
Saravá!
Nelly

Nenhum comentário: