quinta-feira, 30 de junho de 2011

Espiritualidade e Mediunidade

A Umbanda é cheia de mistérios e fenômenos, repleta de histórias e inspirações. Isso era pra ser algo muito bom, positivo, pois permite ao médium experenciar a espiritualidade de modo mais ativo. Contudo, como tudo tem dois lados, aqui também temos. É muito comum vermos médiuns se perderem nesse dinâmismo da mediunidade. As informaçoes são muito intensas, as experiências são muito fortes, mas o aprendizado espiritual é quase nulo.
Imagino como podemos entrar em um Templo, rezar, girar, ouvir, sentir os espíritos, principalmente aqueles que são mais amadurecidos que nós, e ainda assim, não modificarmos sequer uma ação íntima em nós mesmos. Nos eximindo de reflexões e de alterções em nossa conduta.
Tenho o costume de pedir, ao abrir o trabalho espiritual, que os mentores nos permitam vivênciar a mediunidade como simples instrumentos, com proteção, segurança, sabedoria e humildade...pois creio que esses são elementos que fazem do médium melhor "aparelho espiritual". Não se colocando como foco de tudo e de todos. Quando nos colocamos como instrumentos, nos dispomos a nos diluir entre os demais e isso, na minha opinião, já é um primeiro passo para a aprendizagem e a transformação positiva do médium: seu coração estará aberto às inúmeras possibilidades de crescimento que advém dos Mentores.
O médium que vivencia a Umbanda apenas dentro do Terreiro, provavelmente não está disposto a tornar-se um espírito melhor, portanto, mais amadurecido de modo consciente e ativo, pois ainda estará vinculado apenas aos fenômenos e aparências. E vivenciar a Umbanda em seu dia a dia, não é a mesma coisa que sair por ai dando conselhos e fazendo mandingas, muito pelo contrário, significa buscar honrar o seu branco, suas guias, seus Orixás e Mentores, por meio da reflexão e da busca cotidiana por seu aprimoramento pessoal - aplicando os conselhos e orientações dos Mestres Divinos. E, é pensando nisso que repasso a conclusão a que cheguei...devemos buscar por nossa espiritualidade e não apenas por nossa mediunidade. Espiritualidade é expansão, crescimento, aprendizado...modificação íntima, entendimento...mediunidade é fenômeno natural. Nem sempre caminham juntos. A Umbanda, para ser bonita, verdadeiro exercício de amor, fé e caridade, precisa da conjunção desses dois conceitos: espiritualidade e mediunidade. Lembrando que o fenômeno é uma importante ponte para o aprimoramento espiritual, mas não é o único meio para tal. Faz parte também uma nova elaboração das concepções da vida e de suas relações com o mundo e com as pessoas e, isso vem, em primeiro lugar, pelo reconhecimento da necessidade de assumirmos aquilo que é de nossa responsabilidade diante da Seara do Mestre Divino. Não repassando para o fenômeno mediúnico a exclusividade do mérito da evolução.
Somos todos médiuns, mas nem todos somos espiritualizados...pensemos...
Axé!
Nelly

Nenhum comentário: