quinta-feira, 30 de junho de 2011

Rezando...para que?

Se uma pessoa reza e continua sendo a mesma pessoa no fim das contas, é como se não tivesse rezado.
Pois, o propósito da reza é a transformação e não o louvor.

O mesmo vale para toda ação espiritual.
Se você quer se conectar com os milagres que essa ação está destinada a atrair, olhe para dentro e veja se depois da ação você continua sendo a mesma pessoa.
(Yehuda Berg)

Cambonos na Umbanda

CAMBONOS – Os médiuns de sustentação
Trechos retirados do livro: O ABC do Servidor Umbandista (no prelo)
de Pai Juruá
Ele zela pelo bom atendimento, ajuda a dinamizar as consultas, facilita o trabalho das entidades e serve também como intérprete destas. O seu trabalho dentro do Templo é tão importante quanto o dos demais médiuns e, mesmo sem estar incorporado, ele é parte integrante de todo o trabalho espiritual, pois os Guias Espirituais se utilizam dele para retirar as energias que serão utilizadas no atendimento aos consulentes.

O cambono deverá deixar preparado todos os apetrechos de trabalho que costumam ser utilizados pela entidade a qual irá cambonear evitando assim atrasos desnecessários durante as consultas. O cambono, na verdade, precisa ter conhecimento de todo o culto e de todas as entidades, precisando, então, prestar muita atenção à atuação delas durante as giras.

Sempre que solicitado, o cambono deve ajudar as entidades a se comunicarem com os consulentes, desde é claro, que seja treinado para isso e também que seja muito atento a tudo o que a entidade solicitar. Na verdade, o cambono, em alguns casos, poderá explicar de uma forma mais simples ou mesmo interpretar o que for dito para que o consulente não distorça as palavras das entidades.

O cambono, antes de qualquer coisa, é pessoa de extrema confiança do Pai ou Mãe da casa, assim como da entidade que estiver atendendo; portanto, caso perceba qualquer coisa estranha, qualquer coisa que não faça parte dos procedimentos normais, deve reportar-se ao Guia-chefe ou ao Pai ou Mãe da casa na mesma hora. É por isso que é tão importante, e necessário, que o cambono saiba todos os procedimentos de trabalho e todas as normas de conduta que entidades e médiuns devem ter dentro do Templo.

O fato de auxiliar nas consultas exige que o cambono seja discreto e mantenha sigilo sobre tudo o que ouvir, não se esquecendo de que ali estão sendo tratados assuntos particulares e que não dizem respeito a ninguém além da pessoa que estiver sendo atendida e da entidade. O sigilo é um juramento de confiança que todo o cambono deve ter e fazer.

Este não deve jamais confundir a entidade com a pessoa, isto é, ele é cambono do Guia Espiritual e não daquele médium, que é apenas um irmão dentro do Templo. O que ele pode, sim, é perguntar ao médium com o qual trabalha como deve proceder para prestar um melhor atendimento à entidade durante os trabalhos.

Uma prática útil e aconselhável dentro de um Templo é a troca de cambonos entre as entidades. Isto traz um maior aprendizado aos cambonos e também faz com que estes se habituem a tratar todas as entidades da mesma forma, sem criar laços afetivos exagerados. Desenvolver afeto pelas entidades é comum, mas a afinidade espiritual só é saudável se não conduzir à dependência; portanto, o chefe da casa poderá decidir-se pelo trabalho alternado e, nesse caso, deverá fazer com que todos saibam disso com antecedência.

De vez em quando, todos os médiuns, mesmo aqueles que incorporam, deveriam trabalhar como cambonos para poderem aprender mais e desenvolver a humildade, que é a característica mais importante que um médium deve ter.

É importante saber que todo o material de uso das entidades é de responsabilidade do médium que a incorpora e que o trabalho do cambono é estar atento para que este material não falte ou acabe, devendo comunicar o médium com antecedência quando o material estiver acabando.

Obs: O Cambono é um auxiliar do Templo e não um empregado dos médiuns. A educação e a lisura devem estar presentes a todo instante.


Alguns requisitos importantes para os médiuns de sustentação:
RESPONSABILIDADE: Tanto quanto o médium de incorporação, o médium cambono de sustentação precisa conhecer a mediunidade e tudo o que diz respeito ao trabalho com a espiritualidade e as energias humanas, a fim de poder auxiliar eficientemente o dirigente do trabalho e seus colegas, médiuns ou não.
FIRMEZA MENTAL E EMOCIONAL: Como é o responsável pela manutenção do padrão vibratório durante o trabalho, o médium cambono de sustentação deve ter grande firmeza de pensamento e sentimento, a fim de evitar desequilíbrios emocionais e espirituais que poderiam pôr a perder a segurança do trabalho e dos outros trabalhadores.
EQUILÍBRIO VIBRATÓRIO: Como trabalha principalmente com energias – que movimenta com os seus pensamentos e sentimentos, o cambono médium de sustentação deve ter um padrão vibratório médio elevado, a fim de poder se manter equilibrado em qualquer situação e poder ajudar o grupo quando necessário.
COMPROMISSO COM A CASA, O GRUPO, OS GUIAS ESPIRITUAIS E OS ASSISTIDOS: O cambono, médium de sustentação, deve lembrar-se de que, mesmo não tomando parte direta nas assistências, tem alguns compromissos a serem observados:
• Com a casa que trabalha: Conhecendo e observando os regulamentos internos a fim de segui-los. Explicá-los, quando necessário, e fazê-los cumprir, se for o caso; dando o exemplo na disciplina e na ordem dentro da casa; colaborando, sempre que possível, com as iniciativas e campanhas da instituição.

• Com o grupo de trabalhadores em que atua: Evitando faltar às reuniões sem motivos justos, ou faltar sem avisar o dirigente ou o seu coordenador; procurando ser sempre pontual nos trabalhos e atividades relativas; procurando colaborar com a ordem e o bom andamento do trabalho.

• Com os Guias Espirituais: Lembrando que eles contam também com os médiuns cambonos de sustentação para atuar no ambiente e nas energias necessárias aos trabalhos a serem realizados, e que, se há faltas, são obrigados a “improvisar” para cobrir a ausência. Os Guias Espirituais devem ser atendidos com presteza e respeito.

• Com os assistidos: Encarnados e desencarnados, que contam receber ajuda na Casa e não devem ser prejudicados pelo não comparecimento de trabalhadores. Todos deverão ser recebidos e tratados com esmero, dedicação, respeito e educação.

AUSÊNCIA DE PRECONCEITO: O cambono, médium de sustentação, não pode ter qualquer tipo de preconceito, seja com os assistidos encarnados ou desencarnados, seja com os dirigentes, mentores, etc. Ele não está ali para julgar ou criticar os casos que tem a oportunidade de observar, mas para colaborar para que sejam solucionados da melhor forma, de acordo com a sabedoria e a justiça de Deus.
DISCRIÇÃO: O cambono, médium de sustentação, nunca deve relatar ou comentar, dentro ou fora da casa, as informações que ouve, os problemas dos quais fica sabendo e os casos que vê nos trabalhos de que participa. A discrição deve ser sempre observada, não só por respeito aos assistidos envolvidos, encarnados e desencarnados, como também por segurança, para que entidades envolvidas nos casos atendidos não venham a se ligar a trabalhadores, provocando desequilíbrios. Os comentários só devem acontecer esporadicamente, de forma impessoal, como meio de se esclarecer dúvidas e transmitir novas informações a todos os trabalhadores, e somente no âmbito do grupo, ao final dos trabalhos.
COERÊNCIA: Tanto quanto o médium de incorporação, o cambono, médium de sustentação, deve manter conduta sadia e elevada, dentro e fora da casa em que trabalha, para que não seja alvo da cobrança de entidades desequilibradas, no intuito de nos desmascarar em nossas atitudes e pensamentos. Como vemos, as responsabilidades dos cambonos, médiuns de sustentação, são as mesmas que a dos médiuns ostensivos, e exigem deles o mesmo esforço, a mesma dedicação e a mesma responsabilidade.
CONCLUSÃO

Como vimos, não é tão fácil ser um cambono. Para ser um, é preciso aprender tudo sobre os Orixás, os Guias Espirituais, a Umbanda, o Templo e, principalmente, sobre a conduta que deve adotar para, depois, se for o caso, ser um bom médium de incorporação e alcançar a evolução espiritual até o Pai Maior.
(retirado de www.minhaumbanda.com.br)

domingo, 26 de junho de 2011

Oração à Preto Velho


Louvados sejam todos os pretos-velhos.

Louvados sejam vós que formais o santíssimo rosário da Virgem Maria.

Santas Almas Benditas, protetoras de todos aqueles que se encontram em aflição. A vós recorremos espíritos puros pelos sofrimentos, grandiosos pela humildade e bem aventurados pelo amor que irradiam, socorre-me pois encontro-me em aflição.

(retirado de http://povodearuanda.forumtupi.com/t7-oracao-a-preto-velho)

aprendendo a cantar com uma Preta Velha de Umbanda

Uma vez uma Vó, uma preta-velha de Umbanda, me contou que cantar era costume entre alguns escravos. Não como uma forma exclusiva de manifestação de alegria, mas como um modo de louvar aos Orixás, de esquecer a dor, de partilhar conhecimento, de curar, de benzer, de alegrar e de chorar. Pois bem, nessa cantoria toda, eles mantinham a força dos elementos de seus ritos, de suas crenças. Cantava-se para o Sol, para a Lua, para o dia e para a noite. Dizia a preta-velha que eles não "faziam rezá", como fazia o homem branco, eles cantavam. Se eles entoassem palavras desconhecidas sem melodia, sem ritmo, eram castigados como bruxos, então cantavam. De música o homem branco não tinha medo. E assim, de reza à música, de música e reza foram tirando quebranto, foram afastando o mal que se insinuava para suas almas. Muitas das músicas que cantava tinha relação com a força evocada dos Orixás, traziam suas lendas e referências a seu campo de atuação. Sabia instintivamente a preta curandeira que quando se fala, estamos trazendo para a dimensão mais concreta a força que foi vibrada, é uma maneira de dar forma a um sentimento ou pensamento. E o ritmo, incorpora ao nosso ser e ao nosso entorno vibrações com maior poder e potência de manifestação.
Ou seja, a palavra cantada tem um poder danado, mizifio. A palavra cantada faz o coração do 'fio' expandir e sintonizar com planos afins, pois direciona a mente e os sentimentos.
Suas consciências encarnadas não sabiam disso,mas seus Espíritos imortais já conheciam a forma dos ritmos da natureza, dos mantras e das melodias de nossa alma.
Salve a força dos Pontos Cantados!
saravá a sabedoria dos Pretos Velhos de Umbanda!
Axé!

sábado, 25 de junho de 2011

Divina corrente de Umbanda


Dia desses estava pensando sobre a sublime missão da Umbanda. Uma religião que permite o culto a natureza, que aceita pessoas de todas as religiões, de todas as cores, bandeiras, passados, crenças, sem exigir nada; que se baseia no intercâmbio mediúnico como forma de aprimoramento livre; que se manifesta de forma simples e alegre, na prece entoada em cânticos, no colorido das pembas, no sacudir das ervas...e, assim, lembrei que a idéia de "corrente" é algo que sempre me chamou a atenção. Hoje entendo um pouco melhor esse conceito.
Mais do que um chavão ou uma metáfora, a concepção de corrente mediúnica tem um fundamento de fraternidade, de universalidade, de união, de apoio e de condensação energética. Nunca vou esquecer a imagem: todos de branco, de mãos dadas, fazendo uma oração em prol de pessoas que nem conheciam...isso é uma corrente mediúnica. A ação de dar as mãos, de estar apoiado por seus irmãos e de apoiá-los, de vibrar em um só coração, um só pensamento em prol daqueles que em muitas situações nos são invisíveis, colocar-se como parte de um todo... diluir-se em meio ao todo. Quando entramos em uma corrente mediúnica, estamos nos colocando a serviço da Luz e, numa postura humilde, estamos dizendo ao Universo: "sou uma peça a mais na grandiosidade da Vida, sou só mais um elo".
Elos fortes são forjados dia a dia, são construídos na experiência de sua própria espiritualidade, na humildade adquirida na dor e na desilusão, na fraternidade construída no desapego e na solidão, na alegria de ser útil, na esperança que a minha fé proporciona...é na aprendizagem profunda sobre as dores e alegrias da Vida que me forjo, me fortaleço para a Caminhada mediúnica. E me fortaleço cotidianamente no respeito e no zelo ao meu próximo e à mim mesmo.
Serei um elo forte da divina corrente de Umbanda quando peceber que não faço parte dessa corrente apenas nos dias de gira, nas saudações, nos trabalhos externos (nos campos naturais) ou quando preciso de ajuda. Serei um bom elo, quando entender que sou co-responsável pelo ideário que a sociedade tem do que é mediunidade e do que é Umbanda. Serei um elo luminoso quanto mais assumir as responsabilidades perante a minha própria espiritualidade; quanto mais aprender a respeitar minha Casa Espiritual, meus irmãos de religião; quanto menos fizer qualquer tipo de distinção em auxiliar; quanto mais eu aprender sobre amar, proteger e respeitar a egrégora que me acolhe e me acompanha...
Seremos melhores elos quanto mais entendermos que somos apenas intrumentos a serviço do Povo de Aruanda.
Salve a Divina Corrente de Umbanda!
Saravá o Povo de Aruanda!
Um fim de semana com muito axé para todos!
Nelly

Você chegou ao seu Templo.
Ore, peça Iluminação.

Cumprimente seus Colegas.
Isso se chama Amizade.

Deseje a cada um, o melhor.
Isso se chama Sinceridade.

Faça seu programa do dia.
Isso se chama Reflexão.

Agora, com tudo planejado, comece a trabalhar.
Isso se chama Ação.

Acredite que tudo dará certo.
Isso se chama Fé.

Faça tudo com alegria.
Isso se chama Entusiasmo.

Dê o melhor de si.
Isso se chama Perfeição.

Ajude aqueles que tem mais dificuldades que você.
Isso se chama Doação.

Compreenda que nem todos estão na mesma sintonia.
Isso se chama Tolerância.

Receba as bençãos com gratidão.
Isso se chama Humildade.

Deus e os Divinos Orixás estão com você.
Isso se chama Amor.

(Paco do Templo de Doutrina Umbandista “Pai Oxalá e Pai Ogum – Janeiro de 2003)

A Vida não cessa (André Luiz)

"A vida não cessa. A vida é fonte eterna e a morte é jogo escuro das ilusões.
O grande rio tem seu trajeto, antes do mar imenso. Copiando-lhe a expressão, a alma percorre igualmente caminhos variados e etapas diversas, também recebe afluentes de conhecimentos, aqui e ali, avoluma-se em expressão e purifica-se em qualidade, antes de encontrar o Oceano Eterno da Sabedoria.
Cerrar os olhos carnais constitui operação demasiadamente simples.
Permutar a roupagem física não decide o problema fundamental da iluminação, como a troca de vestidos nada tem que ver com as soluções profundas do destino e do ser.
Oh! caminhos das almas, misteriosos caminhos do coração! É mister percorrer-vos, antes de tentar a suprema equação da Vida Eterna! É indispensável viver o vosso drama, conhecer-vos detalhe a detalhe, no longo processo do aperfeiçoamento espiritual!... Seria extremamente infantil a crença de que o simples "baixar do pano" resolvesse transcendentes questões do Infinito.

Uma existência é um ato.
Um corpo - uma veste.
Um século - um dia.
Um serviço - uma experiência.
Um triunfo - uma aquisição.
Uma morte - um sopro renovador.
Quantas existências, quantos corpos, quantos séculos, quantos serviços, quantos triunfos, quantas mortes necessitamos ainda?
E o letrado em filosofia religiosa fala de deliberações finais e posições definitivas!
Ai! por toda parte, os cultos em doutrina e os analfabetos do espírito!
É preciso muito esforço do homem para ingressar na academia do Evangelho do Cristo, ingresso que se verifica, quase sempre, de estranha maneira - ele só, na companhia do Mestre, efetuando o curso difícil, recebendo lições sem cátedras visíveis e ouvindo vastas dissertações sem palavras articuladas. Muito longa, portanto, nossa jornada laboriosa. Nosso esforço pobre quer traduzir apenas uma idéia dessa verdade fundamental.
Grato, pois, meus amigos!
Manifestamo-nos, junto a vós outros, no anonimato que obedece à caridade fraternal. A existência humana apresenta grande maioria de vasos frágeis, que não podem conter ainda toda a verdade. Aliás, não nos interessaria, agora, senão a experiência profunda, com os seus valores coletivos. Não atormentaremos alguém com a idéia da eternidade. Que os vasos se fortaleçam, em primeiro lugar. Forneceremos, somente, algumas ligeiras notícias ao espírito sequioso dos nossos irmãos na senda de realização espiritual, e que compreendem conosco que "o espírito sopra onde quer".
E, agora, amigos, que meus agradecimentos se calem no papel, recolhendo-se ao grande silêncio da simpatia e da gratidão. Atração e reconhecimento, amor e júbilo moram na alma. Crede que guardarei semelhantes valores comigo, a vosso respeito, no santuário do coração.


Que o Senhor nos abençoe.


ANDRÉ LUIZ "

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Reflexões para Corpus Christi

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas
a AMAR.


Nelson Mandela

Escuta, meu Irmão (by André Luiz)

Não é a tua palavra primorosa a força que te exaltará a inteligência e, sim, o objetivo para o qual se dirige.
Não é a dádiva que te confere o título de benfeitor, mas o modo pelo qual te manifestas, através dela.
Não é a fortuna material que te faz realmente rico e, sim, a aplicação dignificante das utilidades que reténs a beneficio de todos.
Não é a fama terrestre a claridade que te coroa o nome e sim a benção do Céu sobre a reta conduta que abraçaste em favor do bem coletivo.
Não é a lição verbal o poder com que educarás o companheiro de luta, nas tarefas de cada dia, mas o teu exemplo reiterado na edificação comum por intermédio da própria melhoria.
Não é a tua crença sectária, embora fervorosa, que te guiará à sublimação na vida espiritual, depois da morte do corpo e, sim, os teus atos de bondade santificante, que serão testemunhas permanentes de tua alma, onde estiveres.
Não é a fé sem obras que te iluminará a senda de progresso, mas as obras dignificadoras que conseguires concretizar, em ti mesmo e fora de ti, inspirado por tua fé.
Não é a cultura intelectual inoperante que te fará respeitável, e sim o espírito de serviço com que te devotares, em qualquer condição, à felicidade dos semelhantes.
Não é o êxito suscetível de sorrir-te na Terra, por alguns dias breves, a fonte de alegria real que procuras com os melhores anseios de coração, mas a paz de consciência, no dever bem cumprido, nas obrigações de cada dia.
Busquemos ser, antes de aparentar e fazer, antes de instruir.
A verdade espera nossa alma, em cada ângulo de caminho, dentro de nossa jornada para frente.
Assim, pois, construamos o nosso engrandecimento interior, porque, hoje ou amanhã, o Sol Divino projetará sobre nós a sua bendita claridade, revelando-nos, à luz meridiana, tais quais somos.

André Luiz
Mensagem "Escuta, meu irmão"
(Do Livro "Através do Tempo", de Francisco Cândido Xavier)
Reunião Pública em 31-3-1950, Centro Espírita Luiz Gonzaga, Pedro Leopoldo, MG

Kaô! Saravá nosso Pai Xangô!



Xangô, senhor da justiça, da estabilidade, das forças do equilíbrio. Energia que rege nossa estrutura física e etérica. É a sabedoria do conselheiro, do ancião que, pelas inúmeras guerras, aprendeu a ser justo e pacífico.
Também simbolizado pelo fogo, elemento natural que a tudo transmuta. Nada passa incólume à justiça de Xangô.
Para sermos justos e equilibrados como Xangô, é preciso entender e aceitar o movimento da Vida, aceitando que tudo se transforma o tempo todo; é preciso compreender que tudo tem seu motivo, sua razão de ser e estar; a justiça também é a lição do desapego...
Ser Xangô é mediar situações, buscando o entendimento de cada qual; é a busca pela compreensão, é ser correto e honrado com sabedoria, sem arroubos apaixonados... é saber observar, refletir, aprender e calar.
Saravá nosso Pai Xangô!!!
Axé!
Nelly

Oração à Xangô
Meu Pai Xangô, o Senhor que é rei da justiça, olhai a todos que imploram a vossa proteção e a vossa benção.
Kaô, cabecile - obá!!!


Que do alto de sua pedreira nos mandeis a faísca de um raio luminoso, a fim de podermos tratar com serenidade e com a mais pura justiça os nossos semelhantes.

Faça valer sempre a vontade Divina, purifique minha alma nas águas de sua cachoeira.

Se errei, conceda-me a luz do perdão.

Faça de seu peito largo e forte meu escudo para que os olhos de meus inimigos não me encontrem. Permita Pai, que eles não atinjam meu corpo nem minha alma.

Empresta-me sua força de guerreiro para combater a injustiça e a cobiça.

Que eu não faça e nem sofra injustiças.

Clamo Pai, para que a justiça divina seja feita para todo o sempre.

Proteja-me, senhor do fogo e da vida, para que não me falte a coragem, a alegria de viver, a fé e a caridade.

Ó Senhor do Machado Sagrado! Peço que o meu coração seja puro e que tenha a força das rochas que sempre estão sobre o seu domínio.

Abençoe-me, grande Orixá, ensina-me a ser bom e justo, instrui-me a amar meus semelhantes tanto quanto os Divinos Orixás me amam.

Conceda-me a graça de receber sua luz e sua proteção.

Minha devoção te ofereço!

Kaô Xangô, Kaô!
(oração retirada de www.minhaumbanda.com.br)

Pedidos à Santa Sara, Padroeira do Povo Cigano

Conversa com Santa Sara (Oração)

Em nome de Del Karrano, força e magia que a tudo anima e orienta,
Evoco a Luz de Santa Sara, em benefício da liberdade de minha alma e espírito.
Peço que os Ventos soprem e limpem minha alma e minha mente de pensamentos e vibrações inferiores não mais condizentes com minha evolução.
Que as Águas corram e diluam energias responsáveis por sentimentos não mais
condizentes com minha ação na carne e no espírito imortal.
Que o Fogo transforme e purifique energias que estão estagnadas, libertando-me das amarras que eu mesmo aquilatei durante minhas sucessivas vivências.
Que eu aprenda com a Terra a ser fértil, próspero e útil no equilíbrio e no movimento da Vida Eterna.
Que eu manifeste na carne a sabedoria do Espírito, sendo flexível, justo e bondoso no julgamento de qualquer situação.
Que a minha fé e a minha coragem sejam fortalecidas pela aceitação e entendimento da responsabilidade por minhas experiências.
Que as chagas que carrego em Espírito sejam curadas pelo despertar da força divina do Amor e da Humildade que carrego dentro de mim.
Que eu reconheça a tua Luz amorosa em mim e em meus irmãos, para que assim, com os olhos do Espírito, em não veja nada além da Verdade, do Amor e do Equilíbrio
manifestado pela Lei Divina na Terra.
E assim Santa Sara que eu manifeste o que há de melhor em mim, para que possa reconhecer sempre e somente o que há de melhor em tudo e em todos, libertando e sendo liberto por tua imensa Luz de Paz e Amor.
Em nome de todos os Mentores Ciganos e de tua Luz, Sara, peço que meus pedidos sejam atendidos no tempo e na medida em que eu me fizer merecedor.
Eu te saúdo e te agradeço!
Salve Santa Sara!
Salve todos os Mentores do Povo Cigano!
Passado por Cigana Zoraide, Mentora Cigana da Sabedoria
(Tenda Espiritualista Caboclo das 7 Encruzilhadas, 23 de maio de 2011).